sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal - Feliz 2012



 Equipe: Cláudia, Cléo, Djany, Francisco, Ivanilda, Jocimar, Maria Helena, Patrícia, Paulo, Rolse.

NATAL – REPRESENTAÇÃO DA VIDA
Jesus veio ao mundo para que nossa visão de vida
ganhasse um novo sentido de esperança.
Veio nos ensinar a deixar de lado nosso egoísmo;
nos ensinar o amor ao próximo,
Jesus veio nos ensinar que devemos
estender nossa visão para além daquilo
que conseguimos enxergar.
E existe muito, muito mesmo o que se ver.
Jesus veio pregar o amor, a compreensão,
o desapego, a caridade e a solidariedade.
Amor que deve se estender a todos os seres vivos.
Solidariedade e caridade para com o irmão
necessitado do pão para seu corpo sim,
mas muito mais do pão para sua alma.
E essa solidariedade e caridade,
não devem ser praticadas apenas no decorrer
das festividades de Natal e Ano Novo.
Devem ser postas em prática a vida inteira,
assim como Jesus nos ensinou.
Vamos procurar fazer deste Natal
uma data de renovação de nossos propósitos de vida
e de renascimento interior. (http://www.reflexaodevida.com.br)

Obrigada a todos pelo ano de convívio, crescimento e aprendizagem.
Que possamos juntos continuar nossa missão de multiplicadores,
semeando harmonia, solidariedade, paz, fraternidade, amor, amizade...

FELIZ NATAL
2012 REPLETO DE REALIZAÇÕES!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ENCONTRO ESTADUAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

O encontro aconteceu no dia 13 e 14 de dezembro, com a participação dos NTE (Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Porto Velho), coordenadores, professores, gestores e alunos. Na abertura, tivemos a palestra do Subgerente do PTE, Paulo Eduardo, com o tema “Realidade da Tecnologia na Educação no Estado de Rondônia”.

No período da tarde, do dia 13, aconteceu a apresentação dos projetos de ensino e aprendizagem que foram destaques no uso das tecnologias da informação e comunicação nas unidades de ensino da rede pública. Projetos: “O Mundo das Fábulas e Inclusão”, “Olimpíada de Foguete a Ar”, “Meio Ambiente, quem ama cuida”, “Limpeza, Preservação e Conservação das Matas Ciliares: Uma Trilha Ecológica para Educação Ambiental”, “Meio Ambiente: Quem Conhece, Conserva”, “Conhecendo Rondônia com as mãos”, “O Rastro da Ação Humana no Meio Ambiente”, “Internet: Comunicação Interativa”, “Características Naturais e Culturais do Continente Africano”. Projetos excelentes e, a maioria, destacou a necessidade de desenvolver na escola a cultura da preservação, do direito de exercer e cobrar ações de cidadania.

No período da manhã do dia 14, tivemos a palestra sobre Tecnologia e Meio Ambiente e em seguida apresentação de projetos que estão em andamento: Rádio Falante, UCA e Telinha na Escola. No período da tarde, foram dadas oficinas, cada NTE ficou responsável para aplicação das mesmas: Animação em Flash, Vídeo como possibilidade pedagógica, Ferramentas em Nuvem para Educadores, Audiovisual na Era Digital, GIMP e Hagaquê com publicação no e-book, Squeak e Toys (raciocínio lógico – introdução a programação), Edição de vídeo (Openshot), Construindo Objeto de Aprendizagem – Software EXE, Blog na Web 2.0.

O encontro foi muito proveitoso, pois a partilha se faz necessária para confirmar e fortalecer nossas ações.
Destacamos o entusiasmo do aluno André, de 11 anos, na oficina de Squeak e Toys. Conseguiu acompanhar as instruções do professor Alexandre e ao final, quando conseguiu dar movimento ao objeto desenhado por ele (carro), o sucesso foi contagiante.


make moving gif

Disponibilizamos o vídeo do projeto “Conhecendo Rondônia com as Mãos” de Cacoal.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Oficina de Blog Avançado

Aconteceu no dia 17 de novembro, das 8h às 12h,  a oficina de blog avançado. Trabalhamos com designer de modelo (plano de fundo, layout, nível avançado...), com o significado de CSS e Feeds, elementos da página (favicon, cabeçalho, gadget), inserir imagens, vídeos, lista de blogs, criar abas, inserir links, editar HTML. O planejamento da oficina incluía também trabalharmos com o Google Docs e como inserir no blog, mas não houve tempo, e será marcada uma nova data. Participaram coordenadores de Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Nova União.

Neste mesmo dia, das 13h às 16h, realizamos reunião com os formadores do Proinfo Integrado, momento em que foram apresentados os pontos positivos e as fragilidades durante a formação do módulo Introdutório, TIC e Elaboração de Projetos. A intenção é, diante dos relatos, reestrurar a dinâmica dos encontros presenciais, como também, ressignificar as atividades importantes para o processo de formação continuada para 2012. 


make an animation
Make an animation

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Viva o Francisco!!!

Mais um dia muito especial, 14 de novembro, aniversário do nosso amigo Francisco (TV Escola/ NTE)!

Parabéns, que Deus o ilumine sempre!


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Parabéns!!!

Olhem a surpresa para nossa querida Claudinha!
Linda e doce amiga, que Deus conserve sempre a sua alma  iluminada com bênçãos de amor, saúde, fé, perseverança. Parabéns!!!




quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Aniversariantes do 3º trimestre

sábado, 8 de outubro de 2011

Oficina de Downloads e Conversão de vídeos pedagógicos em Linux

A Oficina de Downloads e Conversão de vídeos pedagógicos em Linux que aconteceu em Ji-Paraná, no Núcleo de Tecnologia, no dia 6 de outubro, teve o objetivo de estimular o uso do audiovisual nas aulas das diversas disciplinas.

Os principais sites utilizados foram o youtube.com.br, 4shared.com e o portal do Governo Federal www.dominiopublico.gov.br.
Os cursistas receberam orientações sobre os principais formatos de mídias de vídeo entendendo melhor a relação entre tamanho de arquivo e resolução das imagens além da melhor forma de utilizá-los nas diferentes mídias: celular, DVD e computador.
O curso foi oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Ji-Paraná para coordenadores de Lie's sendo mais uma ação do Proinfo estimulando o uso das TIC e aproximando os professores do sistema Linux. 

A oficina foi ministrada pelo multiplicador Magno Martins de Porto Velho.





terça-feira, 4 de outubro de 2011

Oficina de Xadrez Online

Fonte imagem:http://www.futebolaraxa.com.br

Está acontecendo esta semana, aqui em nosso NTE, uma oficina de Xadrez online. O público alvo, neste primeiro momento, são os professores de Matemática, Educação Física e coordenadores de Lies. Para atender a demanda, foram formados dois grupos. O primeiro participará nos dias 04 e 05 e, o segundo, nos dias 06 e 07 de outubro. 

Para esta ação, foi convidado o professor Gualter Amélio, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação-NAAH/S de Porto Velho.

Com a palavra, nosso querido parceiro:

"Há quinze anos como atleta de xadrez e nos últimos cinco anos atuando como professor de xadrez, passei a compartilhar com meus colegas professores o conhecimento adquirido ao longo da minha vida de enxadrista, por intermédio do NTE, Núcleo de Tecnologia da SEDUC/RO, através de oficinas de xadrez no computador utilizando-o na educação como instrumento inter, multi, pluridisciplinar, seu vínculo com a informática e as novas tecnologias de informação. Com o propósito de engajar cada vez mais, profissionais comprometidos, com a didática e metodologia de ensino que fossem capazes de estimular nas crianças o gosto pela aprendizagem e pelo prazer de se jogar Xadrez.


O objetivo é apresentar para a comunidade docente do nosso Estado uma visão pedagógica sobre o xadrez, haja vista o crescimento do número de professores praticantes com as oficinas no NTE e consequentemente de projetos de inserção do mesmo nas unidades de ensino.


Tornar o Xadrez popular e familiar à comunidade escolar como uma atividade nas salas de aula de forma adequada, com profissionais suficientemente preparados para explorar todos os benefícios que ela oferece, enxergando suas reais habilidades para poder auxiliar a desenvolver em crianças ou em qualquer um de seus praticantes.


Acreditamos ser este uma atividade lúdica que traz muitos benefícios aos seus praticantes, raciocínio lógico, dedução, abstração, indução, memorização, desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo e matemático, onde, através de problemas estratégicos encontrados pelo aluno numa partida de xadrez é possível auxiliá-lo a encontrar a maneira certa de resolvê-lo. Esse auxílio muito se assemelha a resolução de um problema matemático, onde a criança é orientada, primeiro a identificar e compreender o problema, segundo a compor um plano


É muito importante que o profissional que for trabalhar com o Xadrez conheça em primeiro lugar a real função do jogo, aprimorar seus conhecimentos, para assim, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. É evidente que não se pretende que o instrutor seja um 'expert' ou um campeão mundial, mas espera-se que tenha condições de oportunizar aos alunos o desenvolvimento das competências e habilidades que este oferece, além de ser detentor de uma boa didática e de conhecimentos básicos de psicologia pois, através da ludicidade, está trabalhando com a formação de valores e cidadania".





how to make gif
How to make gif

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Semana Estadual de Ciência e Tecnologia – 2011

A SEDUC, através do Programa de Tecnologia Educacional, dos Núcleos de Tecnologias Educacionais e do Programa TV Escola promoverá o Encontro Estadual – Semana de Ciência & Tecnologia, nos dias 19 e 20 de outubro de 2011, visando divulgar e valorizar projetos de ensino e aprendizagem exitosos que envolvam o uso das tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, nas Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual. Este ano será abordado o tema: "Mudanças Climáticas Desastres Naturais e Prevenção de Riscos".
O regulamento já foi encaminhado via e-mail para todas as escolas sob jurisdição do NTE de Ji-Paraná e, alguns, recebidos por nosso núcleo, encontram-se em análise.
As escolas que ainda não enviaram, ainda há tempo. A data para entrega no NTE de Ji-Paraná  é até o dia 16 de setembro. Leiam o regulamento e participem!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Proinfo Integrado

No dia 18 de agosto, fizemos a entrega de certificados para os cursistas do “Ensinando e Aprendendo com as TIC”, curso ofertado no 1º semestre. Na sequência, houve a aula presencial do curso Elaboração de Projetos. Na próxima semana, haverá o encontro presencial de Introdução a Educação Digital.

Esses encontros presenciais acontecerão, a partir de 22 de agosto, em Ouro Preto (Elaboração de Projetos), Nova União e Alvorada do Oeste (TIC), Governador Jorge Teixeira e Jaru (Introdução a Educação Digital). 



 

OFICINA

Aconteceu dia 17 de agosto a oficina de Podcast. Participaram 22 coordenadores de laboratório de informática de Ji-Paraná, Vale do Anari, Alvorada do Oeste, Nova União, Vale do Paraíso, Ouro Preto e Governador Jorge Teixeira.

Podcast é um arquivo de áudio digital, um recurso tecnológico que possibilita um canal de comunicação informal de grande utilidade, que permite a transmissão e distribuição de noticias, áudios, vídeos e informações diversas na internet.

Os coordenadores multiplicarão essa ação em seus municípios, em suas escolas, garantindo que, de um pequeno grupo, muitos professores tenham acesso a esse conhecimento.





PARABÉNS!!!

Que bela surpresa! Dia 13 de agosto aniversário de Maria Helena (euzinha!!!)  E a turma do NTE e do Gestar aprontou no dia 12, sexta, portanto, foi uma surpresa de verdade. Olha que delícia de bolo! Obrigada, amigos!







quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Oficina de Podcast

Atenção, coordenadores!


Nossa primeira oficina do 2º semestre acontecerá dia 17 de agosto, das 8h às 12h, no NTE de Ji-Paraná.

Será sobre Podcast - também chamado de podcasting que são arquivos de áudio transmitidos via internet.

Todos os coordenadores de nossa jurisdição estão convidados. Participem!

Clique aqui para fazer a inscrição.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

FormAção pela Escola

Aconteceu, no dia 15 de julho, em Ji-Paraná, no Núcleo de Tecnologia Educacional, o encontro estadual do Programa FormAção pela Escola, com os tutores de vários municípios e o coordenador estadual, Magno Martins. Oportunidade em que os tutores receberem orientações sobre o curso e formação sobre o módulo Controle Social.

No dia 29 de julho, tivemos o encontro com os cursistas do FormAção pela escola, com a presença do coordenador estadual do programa, Magno Martins.

Na parte da manhã, deu-se a abertura da nova turma de Competências Básicas. Momento em que Magno apresentou toda a proposta do curso e o seguimento dos demais módulos, com das devidas orientações de estudo da tutora Djany.

No período da tarde, iniciou-se a turma de PDDE, com os cursistas que já passaram pela primeira formação. Na oportunidade, foi entregue o certificado do primeiro módulo, Competências Básicas.



 

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aniversariantes do 2º Trimestre

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Reunião Técnica


Nos dias 19 e 20 de julho, recebemos a visita do subgerente Paulo Eduardo do GPE - PTE (Programa de Tecnologia Educacional) de Porto Velho, juntamente com Leirimar, do GTI, e Adriana, coordenadora do NTE de Porto Velho. No primeiro dia, o encontro aconteceu na escola Joaquim Nabuco, de Ouro Preto, onde é desenvolvido o projeto UCA. Essa visita teve por finalidade verificar in loco como o projeto vem sendo trabalhado. No dia 20, o encontro aconteceu no NTE com toda a equipe, cujo objetivo foi repassar as propostas da nova gestão. Segundo Paulo, a intenção é fazer com que os NTE, através de dados e metas, mostrem como as informações e formações têm chegado até nossos alunos.

Apresentou-nos o novo organograma da Seduc, neste, os NTE passam a pertencer a Subgerência de Tecnologia Educacional e, dentre várias outras funções, terão autonomia, principalmente financeira, para gerir as ações pedagógicas e técnicas, como viagens e material de trabalho, com o intuito de chegar até as escolas a formação continuada para os professores na utilização das tecnologias de informação e comunicação.

Com esta proposta, o PTE deixa de existir enquanto programa e passa a ser uma Subgerência de Tecnologia Educacional, que tem como competência: 
  •    Executar, monitorar e dar suporte técnico e pedagógico aos Núcleos de Tecnologia Educacional Regionais, para desenvolvimento dos programas e projetos que envolvam recursos tecnológicos educacionais; Coordenar, executar, avaliar, diagnosticar e emitir parecer de adequações para recebimento e aquisição de Laboratório de Informática Educativa/LIE, como também, auxiliar na aquisição de software e hardware educativo, junto com as diretorias e gerencias da administração. Viabilizar parcerias com o Ministério da Educação e o Ministério das Comunicações, a fim de garantir que as escolas tenham acesso à internet.
Nesta perspectiva, os NTE assumem a seguinte competência:  
  •     Capacitar professores na utilização das tecnologias da informação e comunicação; elaborar projetos na área de tecnologia educacional; prestar assessoria a projetos e programas na área de Tecnologia Educacional; analisar juntamente com a gerência a viabilidade de aquisição de equipamentos tecnológicos; prestar assessoria pedagógica ao uso da tecnologia no âmbito escolar; diagnosticar em parceria com o GTI as necessidades de infra-estrutura nos ambientes midiáticos da escola e tomar as providências cabíveis; pesquisar, avaliar e disseminar material pedagógico como softwares e hardwares educativos (técnico-pedagógico); formar e assessorar os coordenadores de salas de multimeios nas escolas públicas; acompanhar e avaliar cursos desenvolvidos em EAD que utilizem ambiente virtual de aprendizagem.

ANÁLISE SITUACIONAL DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

Na oportunidade, foi destacada a situação dos lies. A proposta é normatizar o uso sistematizado dos mesmos, como prática pedagógica, definindo um percentual de 5% da carga horária anual de cada professor.  Conforme Paulo, esta Normativa será futuramente detalhada em cada núcleo e este, com as escolas de sua jurisdição. Também foi discutida a necessidade de atualização do sistema operacional Linux educacional para Kubuntu.

Nosso núcleodestacou alguns problemas e solicitou informações quanto a:
  • As redes elétricas inadequadas para implantação de lies;
  • Alguns lies sem internet banda larga;
  • Garantias dos computadores;
  • Upgrade nos lies;
  • Cursos de aperfeiçoamento, tanto pedagógico quanto técnico; 
  • Equipamentos para TV Escola.
Em síntese, a reunião foi muito proveitosa, nos trouxe ânimo e perspectivas de ver nossas ações mais fortalecidas e valorizadas. Podemos destacar alguns dos importantes tópicos apresentados:
  • Nova configuração do organograma Seduc;
  • Normatização do uso dos lies - poderá favorecer a atuação dos NTE no que diz respeito às formações;
  • Garantia de autonomia financeira para o NTE;
  • Nova versão – atualização do sistema operacional.




  

segunda-feira, 4 de julho de 2011

IV Congresso Nacional em Educação e Tecnologias Digitais


Aconteceu aqui em Ji-Paraná o IV Congresso Nacional em Educação e Tecnologias Digitais, evento de âmbito Nacional, que se constitui num dos grandes encontros dedicado a esta temática no Brasil. Atualmente sob a responsabilidade da professora Neide Pedrosa da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Ciências Humanas e Sociais – DCHS.  O evento reúne educadores do Estado de Rondônia e todo o país e vêm se consolidando como um espaço de destaque que congrega e articula os mais diversos atores e segmentos das Novas Tecnologias da Informação, comunicação e expressão em educação (TIC).
O NTE se fez presente com as oficinas de Camtasia: produção de vídeo aulas e Trabalhando o áudio visual em sala de aula. 




 
Presente também no evento uma ação do Projeto UCA

Alunos da escola Joaquim Nabuco, de Ouro Preto do Oeste, município sob jurisdição de Ji-Paraná, participaram do IV Congresso Nacional em Educação e Tecnologias Digitais. Usando o laptop do programa UCA, os alunos entrevistaram os palestrantes do evento e editaram o áudio utilizando o programa audacity no próprio laptop. A ação culminou com a apresentação do trabalho para o público presente no Congresso.

Parabéns ao coordenador Alois e aos alunos da escola.



Outro momento de destaque no Congresso foi a apresentação das novas ferramentas tecnológicas: lousa digital, mesa pedagógica e os novos laptop do projeto UCA.

 




terça-feira, 28 de junho de 2011

Professor Edgar Oliveira Rodrigues

Imagem: http://matematica-sueli.pbworks.com
CONVITE

“A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo”. Galileu Galilei.

Você gosta de Matemática? Você sabia que em Ji-Paraná temos um Cientista Matemático?

É isso mesmo, o professor Edgar Oliveira Rodrigues.

Participe conosco e conheça a TEORIA DO PROFESSOR EDGAR.

Venha conferir e viajar no mundo da Matemática possível!

DATA: 29 de junho
HORÁRIO:  19h30min
LOCAL: Auditório da Secretaria Municipal da Educação – SEMED.
Rua Almirante Barroso, 1853, Casa Preta

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Recadastramento

Alô, comunidade Seduc!

Começou o recadastramento. Os servidores estaduais da Secretaria de Estado da Educação já podem fazer no site www.seduc.ro.gov.br/nte/recadastramento.

Na semana de 27 a 30 de junho, nós, equipe do NTE, realizaremos reunião com um representante de cada escola para demonstração de como preencher. Algumas dúvidas já surgiram e encaminhamos para a gerência de Porto Velho.

O navegador apropriado para o acesso é Internet Explorer 8 (ou superior) ou o navegador Firefox.



Atenção aos documentos solicitados:

CPF / RG / TÍTULO / PIS PASEP / CONTRA CHEQUE / TERMO DE POSSE (pois consta neste dados como nº de decreto, publicação no diário) / LOTAÇÃO / BANCO – AG – CONTA CORRENTE / DADOS DA ESCOLA - INEP/ FORMAÇÃO.

Quanto à formação, professores que fizeram os cursos do Proinfo Integrado ou estão em fase de conclusão, é o momento oportuno para registrarem sua formação continuada, além de outras.

Vejam exemplo:

Legenda Proinfo Integrado:
IED – Introdução a Educação Digital
TIC – Ensinando e Aprendendo com as TIC
EP – Elaboração de Projetos

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Oficina Stop Motion

Aconteceu a III oficina para coordenadores de laboratórios de informática - Stop Motion.

Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é a técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.

Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.

Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimento pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Hoje os cientistas o contestam afirmando pelo efeito PHI. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica. A ilusão de movimento acontece a partir de imagens fixas. De alguma forma, as imagens precisam ser estabelecidas na frente de nossos olhos por um tempo mínimo suficiente para que as registremos. E, também, estas imagens têm que estar fixas de forma coerente, em algum tipo de registro que dê uma referência fixa e constante para a ilusão de movimento. Sem isso, a animação não acontece.

Animação é a arte de conferir a ilusão de vida, através do movimento, a objetos inanimados.
  
Em breve, disponibilizaremos as produções dos participantes.





  

terça-feira, 14 de junho de 2011

Aniversário

Sabem quem está de idade nova?
O nosso queridíssimo Paulinho!!!!
A comemoração foi muito atrasada, mas as intenções... são as melhores.
Parabéns, amigo! Que Deus o conserve sempre alto astral.
Saúde, alegria, perseverança, otimismo já estão contigo e desejamos que permaneçam sempre.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cientistas buscam professores de FÍSICA para conhecer superacelerador LHC

Professores brasileiros que lecionem física no ensino médio têm a chance de visitar o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, que fica na fronteira entre a França e a Suíça.
A oportunidade vem da Escola de Física do Cern, organizada pela SBF (Sociedade Brasileira de Física). As inscrições vão até o dia 20 de junho e podem ser feitas pelo site www.sbfisica.org.br/ensino/EscoladeFisicaCERN, no qual o professor interessado preenche um formulário.
Os 20 professores aprovados visitarão o Cern, instituição-mãe do superacelerador, dos dias 4 a 9 de setembro deste ano. A verba para a viagem vem do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Capes. Podem participar professores das redes particular, federal, estadual e municipal de ensino.
O curso para os professores será ministrado inteiramente em português, já que começou como um esforço para popularizar o Cern entre os docentes de física de Portugal. Nações africanas falantes do português também participam. O Brasil foi convidado para se tornar membro do Cern e, para fazer parte da colaboração, falta apenas a aprovação do Congresso.

domingo, 5 de junho de 2011

Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital

http://paulinascomunica.blogspot.com/
 DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS 

Por ocasião do 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano no dia 05 de junho, Papa Bento XVI  partilha algumas reflexões sobre um fenômeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da rede internet.

Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital... continue lendo.

sábado, 4 de junho de 2011

Você é um professor digital?


Imagem: http://convergenciadigital.uol.com.br
Conhecem o blog do professor José Carlos Antônio “Professor Digital”

Recomendamos a leitura do artigo abaixo, retirado do blog (e também dos demais textos), pois é dedicado ao professor, à inclusão digital e à internet a serviço da educação. José Carlos Antônio aborda a necessidade dos professores ousarem e se fazerem “presentes” digitalmente, como também, da importância de participarem das oficinas de capacitação para o uso pedagógico dos computadores e da Internet como oportunidades valiosas. Vale muito a leitura, até mesmo para concordar ou discordar de sua lista de habilidades para se considerar um professor digital.

"Você é um Professor digital?

Quando comecei a escrever sobre informática educacional, lá pelos idos de 1998, me lembro que meu primeiro artigo abordava a importância do uso dos computadores como ferramenta de ensino-aprendizagem. Nele, eu tentava mostrar que os computadores e a Internet poderiam ser ferramentas poderosas para pesquisa, aprendizagem, interatividade e autoria.

De lá para cá muita coisa mudou no mundo da informática e dos computadores. Mas, no âmbito da escola, notamos um descompasso entre o ritmo da evolução tecnológica e o da evolução de nossos processos educacionais. O que, de certa forma, sabemos que não é novidade para ninguém: a escola implementa mudanças de uma forma mais lenta, ainda que, paradoxalmente, seja uma instituição que se propõe a ser um fator gerador de mudanças. É por isso que os professores devem considerar as oficinas de capacitação para o uso pedagógico dos computadores e da Internet como oportunidades valiosas de aprendizagem de novas metodologias e técnicas de ensino-aprendizagem. (grifo nosso)

Mas só isso não basta. É preciso mais. Já não basta perder o medo do computador. É preciso saber para que ele serve se pretendemos fazer bom uso da máquina. Professores que só usaram computadores para bater papo na Internet, jogar games ou, quando muito, digitar um texto mal formatado no Word, estão deixando de aproveitar a chance de serem verdadeiros “professores digitais”.

Na rede pública de ensino há ainda uma demanda enorme de computadores para equipar centenas de escolas que não dispõem de uma Sala de Informática funcional. Em outras tantas escolas os computadores já estão ultrapassados e não dão mais conta de rodarem sistemas operacionais modernos ou mesmo de lidar com a Internet midiática atual. É preciso suprir essas demandas. As máquinas mudaram, o mundo mudou, embora na maior parte das escolas os professores continuem quase os mesmos. Mas é preciso fazer também, e urgentemente, um “upgrade nos professores” e não apenas nas Salas de Informática. Precisamos de “professores digitais”.

Um professor digital é aquele que possui habilidades para fazer um bom uso dos computadores para ele mesmo e, por extensão, é capaz de usá-lo de forma produtiva com seus alunos.

As “habilidades” que listarei a seguir podem ser discutíveis e em número limitado. Arrisco-me, no entanto, a afirmar que quantas mais forem as habilidades possuídas, mais perto se chegará do perfil de um professor digital. Vejamos:

1. Possuir um endereço de e-mail e utilizá-lo pelo menos duas vezes por semana (o ideal seria fazê-lo diariamente);

2. Possuir um blog, um site ou uma página atualizável na Internet onde regularmente se produz, socializa e se confronta seu conhecimento com outras pessoas;

3. Participar ativamente de um ou mais “grupos de discussão”, fórum ou comunidade virtual ligada à sua atividade educacional;

4. Possuir algum programa de troca de mensagens on-line, como o MSN, com, no mínimo, dois colegas de profissão em sua “lista de contatos” e usá-lo para fins profissionais pelo menos uma vez por semana, em média;

5. Assinar algum periódico on-line (mesmo que gratuito) sobre notícias e novidades relacionadas à educação ou à sua disciplina específica, e lê-lo regularmente;

6. Preparar rotineiramente provas, resumos, tabelas, roteiros e materiais didáticos diversos usando um processador de textos (como o Word, por exemplo), uma planilha eletrônica (como o Excel) ou um programa de apresentações multimídia (como o PowerPoint);

7. Fazer pesquisa na Internet regularmente com vistas à preparação de suas aulas (no mínimo) e, preferencialmente, manter um banco de dados de sites úteis para sua disciplina e para a educação em geral. Melhor ainda seria compartilhar esse banco de dados com colegas e alunos;

8. Preparar pelo menos uma aula por bimestre sobre um tema de sua disciplina onde os alunos usarão os computadores e a Sala de Informática de forma produtiva e não apenas para “matar o tempo”;

9. Manter contato com o computador por, pelo menos, uma hora diária, em média;

10. Manter-se atento para as novas possibilidades de uso pedagógico das novas tecnologias que surgem continuamente e tentar implementar novas metodologias em suas aulas.

Note que na lista acima não foi incluída em nenhum item a necessidade de se “possuir um computador”, porque de fato não é preciso possuir algum para ser um professor digital, ou mesmo para incluir-se digitalmente. No entanto, muitos professores que conheço possuem computadores e acesso à Internet, mas não chegam a ter nem três das dez habilidades listadas acima.

As habilidades acima envolvem o “fazer”, o agir, a inclusão efetiva do professor no mundo digital. Nenhuma oficina de capacitação ou curso de computação, por si só, traz nenhuma das habilidades acima, pois todas elas demandam o “uso regular do computador e da Internet”.

Aproveite e faça você mesmo o teste para medir o quanto você se enquadra no perfil do professor digital. Some um ponto para cada item dessa lista que se aplicar a você. Caso você some mais que cinco pontos, já pode se considerar como parte da vanguarda dos professores digitais."

(*) Para citar esse artigo (ABNT, NBR 6023):
ANTONIO, José Carlos. Você é um Professor digital?, Professor Digital, SBO, 30 jun. 2008. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2008/06/30/voce-e-um-professor-digital/>. Acesso em: [coloque aqui a data em que você acessou esse artigo, sem o colchetes].


Visitem o blog: Professor Digital.