quarta-feira, 15 de junho de 2011

Oficina Stop Motion

Aconteceu a III oficina para coordenadores de laboratórios de informática - Stop Motion.

Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é a técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.

Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.

Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimento pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Hoje os cientistas o contestam afirmando pelo efeito PHI. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica. A ilusão de movimento acontece a partir de imagens fixas. De alguma forma, as imagens precisam ser estabelecidas na frente de nossos olhos por um tempo mínimo suficiente para que as registremos. E, também, estas imagens têm que estar fixas de forma coerente, em algum tipo de registro que dê uma referência fixa e constante para a ilusão de movimento. Sem isso, a animação não acontece.

Animação é a arte de conferir a ilusão de vida, através do movimento, a objetos inanimados.
  
Em breve, disponibilizaremos as produções dos participantes.





  

0 comentários:

Postar um comentário