segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ENCONTRO ESTADUAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

O encontro aconteceu no dia 13 e 14 de dezembro, com a participação dos NTE (Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Porto Velho), coordenadores, professores, gestores e alunos. Na abertura, tivemos a palestra do Subgerente do PTE, Paulo Eduardo, com o tema “Realidade da Tecnologia na Educação no Estado de Rondônia”.

No período da tarde, do dia 13, aconteceu a apresentação dos projetos de ensino e aprendizagem que foram destaques no uso das tecnologias da informação e comunicação nas unidades de ensino da rede pública. Projetos: “O Mundo das Fábulas e Inclusão”, “Olimpíada de Foguete a Ar”, “Meio Ambiente, quem ama cuida”, “Limpeza, Preservação e Conservação das Matas Ciliares: Uma Trilha Ecológica para Educação Ambiental”, “Meio Ambiente: Quem Conhece, Conserva”, “Conhecendo Rondônia com as mãos”, “O Rastro da Ação Humana no Meio Ambiente”, “Internet: Comunicação Interativa”, “Características Naturais e Culturais do Continente Africano”. Projetos excelentes e, a maioria, destacou a necessidade de desenvolver na escola a cultura da preservação, do direito de exercer e cobrar ações de cidadania.

No período da manhã do dia 14, tivemos a palestra sobre Tecnologia e Meio Ambiente e em seguida apresentação de projetos que estão em andamento: Rádio Falante, UCA e Telinha na Escola. No período da tarde, foram dadas oficinas, cada NTE ficou responsável para aplicação das mesmas: Animação em Flash, Vídeo como possibilidade pedagógica, Ferramentas em Nuvem para Educadores, Audiovisual na Era Digital, GIMP e Hagaquê com publicação no e-book, Squeak e Toys (raciocínio lógico – introdução a programação), Edição de vídeo (Openshot), Construindo Objeto de Aprendizagem – Software EXE, Blog na Web 2.0.

O encontro foi muito proveitoso, pois a partilha se faz necessária para confirmar e fortalecer nossas ações.
Destacamos o entusiasmo do aluno André, de 11 anos, na oficina de Squeak e Toys. Conseguiu acompanhar as instruções do professor Alexandre e ao final, quando conseguiu dar movimento ao objeto desenhado por ele (carro), o sucesso foi contagiante.


make moving gif

Disponibilizamos o vídeo do projeto “Conhecendo Rondônia com as Mãos” de Cacoal.

0 comentários:

Postar um comentário