sexta-feira, 1 de abril de 2011

Autismo: um jeito diferente de ser!

02 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A equipe da REN de Ji-Paraná vestiu, literalmente, a camisa em prol da mobilização sobre o Austimo. Mas o importante é saber o que significa e qual é o nosso papel diante dessa síndrome.

Você sabia...
Que o AUTISMO é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros?
Em crianças, o AUTISMO é mais comum que o câncer, AIDS e o diabetes?
No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com AUTISMO?
E por que a cor azul?
O azul é considerado a cor do AUTISMO.

O autismo é uma síndrome complexa e muito mais comum do que se pensa.

A pessoa com autismo apresenta uma indiferença aparente para com a realidade que o rodeia. O autismo aparece por volta dos 18 meses e é mais freqüente em meninos.

Uma criança com autismo apresenta um déficit de desenvolvimento na linguagem, rejeita contato físico e, às vezes, reage com irritação as alterações no seu ambiente.

É difícil para as pessoas com autismo falar com alguém e se expressar com palavras. Elas geralmente guardam seus sentimentos para si e muitos não podem se comunicar plenamente sem ajuda especial. Eles também podem reagir ao que está ao seu redor de forma inusitada.

Ruídos normais podem incomodar alguém com autismo, tanto que, às vezes, eles cobrem seus ouvidos.

Pessoas com autismo, não conseguem fazer amizades tão facilmente, mas elas precisam de amigos.

Crianças e adultos com autismo se comportam de modo incomum, podem balançar as mãos, repetir algumas palavras várias vezes, terem crises de birras ou brincar apenas com um determinado brinquedo. Gostam de fazer as coisas sempre da mesma maneira, podem insistir que seus brinquedos ou outros objetos sejam arrumados de uma determinada maneira e ficar chateado se são mudados de lugar, a maioria, não gosta das mudanças na rotina.

Algumas pessoas precisam de muita ajuda no dia a dia, outras não. O ser diferente, não é ser melhor ou pior... Ser diferente é apenas ser diferente... Na verdade, somos iguais na diferença.

(Texto do folder da campanha.)

Mais informações?
http://revistaautismo.com.br/diamundial2011




 

0 comentários:

Postar um comentário