quarta-feira, 30 de março de 2011

Sistema Operacional Linux


Para as escolas que receberam o laboratório Proinfo (a maioria), o sistema operacional é o Linux Educacional. As vantagens e desvantagens são enormes e é difícil chegar em um acordo quando nos deparamos com os defensores do Windows e do Linux. Sabe aquele ditado “religião e política não se discutem”? Pois é, estou pra dizer que entra nesse dito os sistemas operacionais: Windows X Linux.

Confesso que não é fácil a adaptação, o novo, como já disseram, incomoda, assusta. Mas o crescimento é incontestável. E também aprendemos que só podemos criticar, quando de fato conhecemos.

O uso do Linux nas escolas públicas justifica-se quando conhecemos as vantagens: é software livre, ou seja, para um usuário doméstico, o fato de ser livre significa que ele não precisa se preocupar com a pirataria. Tudo que ele faz é legal: pode usar, distribuir, copiar, modificar, fazer o que quiser que ele estará dentro dos limites da lei; os vírus designados para o Windows não são executados no Linux; Código fonte disponível gratuitamente...

E dá para viver sem o “meu” Windows: Word, Power Point, Excel... SIMMMM. Como já disse, é só uma questão de adaptação, pois esses aplicativos existem no Linux: Writer, Impress, Calc.  A cada dia, este Sistema vem sendo aperfeiçoado. Já temos Linux com cara de Windows, e o melhor: gratuito.

A distribuição, a realização e a instalação dos computadores nas escolas públicas, como também as capacitações de professores, gestores e agentes educacionais, recebe o nome de Proinfo Integrado (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional). É uma ação do Governo Federal / MEC em parceria com estados e municípios

E, no processo de capacitações e (re) adaptação, o curso Introdução a Educação Digital é importantíssimo, pois oferece conhecimento básico dos aplicativos do Linux, da navegação na internet, como também, reflexões sobre o uso pedagógico das TIC.


Para enriquecer,assistam, abaixo, a um vídeo sobre a História do Linux.

0 comentários:

Postar um comentário