domingo, 15 de maio de 2011

Por que participar dos cursos de formação continuada em serviço?

Visitando o blog do Governador Confúcio Moura, destacamos, abaixo, dois parágrafos do texto Sabatina, pois, direciona às nossas ações e contemplam nosso desejo de formação continuada a todos os professores e gestores no uso das tecnologias no formato pedagógico.

“... A preparação continuada do professor, no chão da escola, ali mesmo, com a direção, supervisão, coordenação, orientação levando o treinamento a todos....
...Vejo, por exemplo, minha mulher a Maria Alice, médica de 35 anos de formada. Nunca a vi um ano sem viajar para congressos médicos, Brasil e fora dele, para aumentar mais o seu conhecimento em ultrassonografia e ginecologia. É assim. Ninguém que se formou em qualquer coisa pode ficar parado no tempo. Por exemplo, um médico depois de 20 anos sem aperfeiçoamento se transforma num rotineiro e raso. Já nem se pode mais considerá-lo médico. Assim, com o mesmo raciocínio, para todos as áreas. Todo mundo deve estudar depois de graduado. A formação básica lhe dá apenas a chave para abrir portas. E mais nada...” (blog do Confúcio)

Todo profissional necessita sempre se aperfeiçoar em sua área, por exemplo: Conseguem imaginar eletricistas, mecânicos, engenheiros, cabeleireiros, advogados, professores, dentistas ... Estagnados em sua 1ª formação, técnica ou superior? Com certeza estes profissionais ficarão à margem dos avanços tecnológicos, tanto para sua vida pessoal quanto, principalmente, para sua vida profissional.

No âmbito educacional, deparamo-nos com várias frases defensivas, dentre elas, “o salário desestimulante dos professores”, mas se analisarmos todo o contexto, não estaríamos em um círculo dependente? De um lado temos: “Ganho pouco, por isso não tenho tempo e nem vontade para participar de cursos de formação”. Mas também temos: “Se o professor não se capacita e não se atualiza, perde a credibilidade de reivindicar melhores salários”.

Infelizmente é fato, o cenário educacional é desolador em todo País... Mas e aí, cabe apelar para aquilo que de fato nos move: Por que estou na educação? Quais os reais motivos que me fazem permanecer? Com certeza não é o salário, não são as condições de trabalho... 

Falo dessa chama invisível que aquece os corações e nos fazem acreditar que o nosso fazer pedagógico diário pode transformar mentes e, consequentemente, a sociedade...Pois ser professor é ser mobilizador de opiniões e saberes...

Neste sentido, o artefato poderoso capaz de renovar esperanças e possibilidades é sim, a formação continuada em serviço, pois proporciona não só embasamento teórico, mas a reflexão da prática cotidiana que dá vida a uma ação pensada, refletida, embasada, possibilitando um ensino de maior qualidade.

Uma coisa é certa: não podemos ver os cursos de formação apenas no âmbito profissional, e sim no todo: na nossa vida pessoal, familiar, social... pois ao nosso redor tudo se transforma, tudo muda, tudo se inova e renova, e estamos inseridos nesse meio e, consequentemente, poderemos sofrer ou usufruir de toda essa mudança. Depende de cada um o lado que deseja estar.




0 comentários:

Postar um comentário