segunda-feira, 11 de março de 2013


Cursos do PROINFO Integrado - Edição de 2013

Início em abril 2013

Módulo 01 - Introdução a Educação Digital (60 horas)
  • Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade;
  • Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores. Dentre elas: − Identificar o padrão de organização das interfaces gráficas e o uso dos principais dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado e monitor);
  • Identificar e reconhecer o potencial de uso pedagógico das diversas ferramentas computacionais utilizadas durante o curso.

Módulo 02 -Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (60h)

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares.
O curso é composto por quatro unidades de estudo tendo cada uma delas, objetivos específicos conforme descrito abaixo:
  • Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola;
  • Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia;
  • Unidade 3: Currículo, projetos e tecnologia;
  • Unidade 4: Prática pedagógica e mídias digitais. 
 Módulo 03 - Elaboração de Projetos (40h)

Em consonância com as diretrizes e os objetivos do Programa Proinfo Integrado, o curso Elaboração de Projetos tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam:
  • Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
  • Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
  • Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
  • Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).
Módulo 4 - Redes de Aprendizagem (40h)

  • Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultural digital nesta sociedade com índice tecnológico alto;

  • Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas,e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
  • Compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.

O curso está dividido em três unidades que têm como objetivos específicos:

Unidade 1: Cultura midiática e escola: Problema?
  • Incentivar o início de reflexão e a busca da compreensão dos fatores que configuram a cultura das nossas crianças e jovens, de modo a nos tornar mais afins a uma atuação em conjunto com eles, sendo mais capazes de contemplar seus desejos e necessidades e proporcionando um uso mais útil e significativo das tecnologias;
  • Iniciar-se na experimentação pessoal do uso das redes sociais.

Unidade 2: Cultura das redes: mapeamentos fundamentais
  • Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnológica, também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes;
  • Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social;
  • Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais, em especial o Portal do Estudante.

Unidade 3: Mídias Sociais e Escola– Caminhos para a Cidadania
  • Reconhecer o papel da escola e dos professores na formação de sujeitos capazes de posicionar-se de modo crítico e criativo frente às profundas transformações que esta nova era tecnológica nos desafia;
  • Aprofundar-se na busca da compreensão do potencial e do papel das novas mídias sociais para construção de uma sociedade mais solidária e justa;
  • Discutir caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e significativa das novas mídias sociais pela escola.
Público alvo: Professores, coordenadores pedagógicos e gestores.

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