quarta-feira, 30 de março de 2011

Sistema Operacional Linux


Para as escolas que receberam o laboratório Proinfo (a maioria), o sistema operacional é o Linux Educacional. As vantagens e desvantagens são enormes e é difícil chegar em um acordo quando nos deparamos com os defensores do Windows e do Linux. Sabe aquele ditado “religião e política não se discutem”? Pois é, estou pra dizer que entra nesse dito os sistemas operacionais: Windows X Linux.

Confesso que não é fácil a adaptação, o novo, como já disseram, incomoda, assusta. Mas o crescimento é incontestável. E também aprendemos que só podemos criticar, quando de fato conhecemos.

O uso do Linux nas escolas públicas justifica-se quando conhecemos as vantagens: é software livre, ou seja, para um usuário doméstico, o fato de ser livre significa que ele não precisa se preocupar com a pirataria. Tudo que ele faz é legal: pode usar, distribuir, copiar, modificar, fazer o que quiser que ele estará dentro dos limites da lei; os vírus designados para o Windows não são executados no Linux; Código fonte disponível gratuitamente...

E dá para viver sem o “meu” Windows: Word, Power Point, Excel... SIMMMM. Como já disse, é só uma questão de adaptação, pois esses aplicativos existem no Linux: Writer, Impress, Calc.  A cada dia, este Sistema vem sendo aperfeiçoado. Já temos Linux com cara de Windows, e o melhor: gratuito.

A distribuição, a realização e a instalação dos computadores nas escolas públicas, como também as capacitações de professores, gestores e agentes educacionais, recebe o nome de Proinfo Integrado (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional). É uma ação do Governo Federal / MEC em parceria com estados e municípios

E, no processo de capacitações e (re) adaptação, o curso Introdução a Educação Digital é importantíssimo, pois oferece conhecimento básico dos aplicativos do Linux, da navegação na internet, como também, reflexões sobre o uso pedagógico das TIC.


Para enriquecer,assistam, abaixo, a um vídeo sobre a História do Linux.

E as formações continuam...


A abertura dos cursos do Proinfo Integrado (Introdução a Educação Digital e Elaboração de Projetos) está prevista para a semana de 11 a 15 de abril. As inscrições ainda estão abertas e as turmas concentram-se nas escolas Silvio Micheluzzi, Inácio de Loyola, José Francisco e 13 de Maio, para o curso Introdutório. Escola Edilce, para o curso Elaboração de Projetos. Os interessados, caso não trabalhem nessas escolas, entrem em contato com a equipe.
Destaque ao curso que já está em andamento – Ensinando e Aprendendo com as TIC – a participação está a contento, mas pode melhorar! Vamos que vamos cursistas, mãos na massa... ou melhor, no mouse.

terça-feira, 29 de março de 2011

Aniversariante

Comemoramos ontem, 28/03, o aniversário do Representante de Ensino, José Antônio. Uma mesa farta, com direito a depoimentos, alegrou a todos os funcionários da REN.
Parabéns, José Antônio!!!
Que a tua missão de líder seja capaz de fomentar os sonhos e as esperanças de dias melhores para todos os envolvidos na ação de educar.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Presencial Ensinando e Aprendendo com as TIC


Aconteceu, hoje, o início do curso Proinfo Integrado (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional) na modalidade Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Com esse número de professores em formação continuada, tanto a vida profissional quanto a pessoal, ganhará em termos de qualidade. E esta é a intenção do MEC, elevar o índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em nosso País, com professores qualificados e valorizados, com desejo e sede de acompanhar as mudanças na sociedade. 
O desafio é grande, mas a caminhada não é solitária. Felizmente já temos muitos docentes explorando essa aventura. 

Sucesso a todos!






 

quarta-feira, 23 de março de 2011

Tutorial da Plataforma E-Proinfo

Olá, cursistas do Proinfo Integrado!

Segue, abaixo, tutorial da Plataforma E-Proinfo. Ambiente onde vocês farão as leituras e desenvolverão atividades dos módulos: Introdução a Educação Digital (40h), Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h) e Elaboração de Projetos (40h).
Amanhã, 24/03, será o encontro presencial do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Vamos entrar nessa maravilhosa aventura? Desvendar os mistérios ou, talvez, partes dos mistérios que envolvem o uso das tecnologias no ambiente escolar?

Vejam, neste vídeo, que é fácil desvendar os primeiros mistérios: navegar, ler, postar, comentar no espaço virtual.

Uma dica para assitirem ao vídeo sem interrupção: cliquem na seta de início, quando começar a passar o filme, cliquem em pausar e deixem carregar até o fim (linha vermelha) e depois cliquem novamente na seta e assistam ao tutorial. 

Adivinhe quem está aniversariando hoje?

Parabéns a Marcilene, coordenadora do Lie da E.E.E.M Jovem Gonçalves Vilela.



segunda-feira, 21 de março de 2011

Notícias Proinfo Integrado


Quinta-feira, 24 de março, acontecerá o 1º encontro presencial do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100h. O encontro acontecerá no auditório da REN, das 13h às 17h30min.

Teremos dois momentos importantíssimos:
- Abertura oficial e entrega de material;
- Orientações sobre a dinâmica do curso (atividades, plataforma e-proinfo, encontros...).
Os professores inscritos, que têm aula neste dia e horário, serão dispensados para participarem do encontro, conforme carta-convite que será enviada às escolas.

A presença dos inscritos é imprescindível.

Os demais cursos, Introdutório – 40 horas e Elaboração de Projetos, iniciarão na semana de 28/03 a 01/04.

Acompanhem as notícias.
Inscrições aqui no blog.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Um pouco de lição de casa

Olá, cursistas, visitantes, enfim... comunidade proinfo.
Que tal uma revisão dos conteúdos do curso introdutório? Essa revisão é importante principalmente para os inscritos no curso TIC - 100 horas.
Este site, sugerido para navegarem, já estava disponível no menu direito deste blog, mas vamos reforçar o convite aqui nas postagens, pois é uma navegação bem agradável, de fácil acesso e entendimento. É uma iniciativa do Ministério da Educação, que visa a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem.
É só seguirem os passos e verão muitas informações interessantes, como: Introdução à informática/ Aplicativos Linux/ Aplicativos BrOffice/ Objetos de Aprendizagem/ Ferramentas de Autoria... tudo isso com opção de download.
Em outras palavras: vale a pena a "navegação", pois tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Epa... baixou Fernando Pessoa: Navegação, alma, pequena, vale a pena....

Cliquem na imagem para conferir.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Uma boa razão para participar dos Cursos de Formação Continuada...

Novos Tempos para a classe docente...

Leia a notícia publicada no INEP
E  assim, pessoal, veremos mudanças também em nossa vida funcional. Os cursos de formação continuada serão o aval em várias situações burocráticas instituídas pelo MEC. É só aguardar!


Ação TV Escola

Foi realizado no dia 15 de março de 2011, às 18:00h, uma rápida palestra e oficina do uso do vídeo em sala de aula e as Tecnologias. Participaram desse encontro, as professoras das séries iniciais da Escola Adventista, situada à Av. Seis de Maio, Casa Preta, em Ji-Paraná.

A professora coordenadora do programa da TV Escola - REN/NTE Cláudia Moscoso, direcionou os trabalhos com 10 professoras a convite da Coordenação Pedagógica da escola, abordando a necessidade de que o professor hoje deve utilizar-se de novas ferramentas pedagógicas para acompanhar as mudanças da sociedade da informação, onde os nossos alunos são verdadeiros nativos digitais.
Tomando por base o texto do professor Moran: " O uso do vídeo em sala de aula", na oficina relâmpago foi utilizado o trecho inicial do filme "A vida de inseto" onde cada professora pôde treinar o seu olhar pedagógico ao avaliar um filme com a possibilidade de usá-lo em suas aulas fazendo a conexão com os temas e faixa etária.


terça-feira, 15 de março de 2011

segunda-feira, 14 de março de 2011

Campus Party Brasil 2011

 Não podemos deixar de registrar a participação de nosso técnico Janderson de Sales na 4ª edição do Campus Party Brasil 2011, que aconteceu entre 17 a 23 de janeiro.
Foi, e maravilhou-se diante de tamanho evento.

Leiam o depoimento dele:
"Uma semana de evento com 24h de programação e mais de 6.800 pessoas de diferentes regiões do Brasil e do mundo inteiro, essa foi a edição do Campus Party Brasil 2011. Um dos maiores eventos tecnológicos do mundo, onde reuniu tecnologia, ciência e interatividade em um só lugar. Este grandioso evento foi realizado em São Paulo capital, no Pavilhão do Centro de Exposição Imigrantes
Foi uma experiência incrível, onde possibilitou a todos trocarem conhecimentos de tecnologia e ciência. Também possibilitou a seus participantes mostrarem seus talentos e suas mentes criativas.
     Neste evento, podia encontrar todo tipo de profissionais: estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artista, engenheiros, empresários e muitos curiosos.  Havia muitas horas de palestras e oficinas para todos os gostos, tornando muito difícil a organização da agenda.  Muitos stands de diversas marcas nacionais e internacionais mostrando seus produtos e novidades. Difícil mesmo era escolher o que fazer primeiro ou parar para descansar, pois tudo acontecia ao mesmo tempo.
Para poder desfrutar de todos os eventos realizados no Campus, a organização disponibilizou barracas para os participantes previamente inscritos, onde pudessem guardar objetos pessoais e dormir com uma segurança intensiva durante 24h. Na mesma área de acampamento também havia chuveiros e banheiros para os campuseiros.
     O que me chamou a atenção nesses loucos dias, além dos gabinetes tunados, figuras estranhas e os simuladores, foi a conexão de 10Gb (coisa inimaginável em nossa região) e as palestras e oficinas de software livre e astronomia. Muita novidade e conteúdo pedagógicos nessas duas áreas, que podem ser muito bem aproveitadas em sala de aula. Estarei postando algumas dessas novidades de software livre e astronomia em breve.
 O evento contou com um stand da Prefeitura de São Paulo, onde através do Programa Telecentro, ofereceu oficinas e diversos mini cursos com softwares livres. Estes mini cursos tinham duração de 1h e utilizava o sistema operacional Saber (semelhante ao Linux Educacional). Cursos muito práticos e de ótima qualidade, o projeto realmente funciona e pode ser copiados por outras prefeituras. Em outras postagens darei mais detalhes sobre este projeto e outros que estavam presentes no evento como a Fundatec e a CMID, ambos ótimos exemplos que podem ser aplicados em outros estados.
     Apesar de alguns imprevistos como a falta de energia, e a queda da conexão em determinados momentos e as filas intermináveis, pode-se notar que a organização se esforçou para preparar uma grande infra-estrutura de serviço, segurança, lazer e tecnologia mais cômoda possível, um segundo lar-doce-lar por uma semana."
Valeu, Janderson!!! Você é 1000!






domingo, 13 de março de 2011

Proinfo Integrado

Vamos que Vamos!!!

Já temos muitas inscrições para os cursos do Proinfo Integrado - Introdutório 40h - TIC 100h - Projetos 40h.

Mas algumas escolas ainda não cadastraram seus professores.
A previsão é iniciarmos dia 22/03, portanto, não deixem para última hora.
As apostilas já estão disponíveis online  (Menu direito deste blog, em Proinfo Integrado - Apostilas)
Cliquem na imagem para as incrições.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Programa eXe Learning

Olá, pessoal.

Alguns coordenadores estão produzindo atividades no programa eXe Learning (nossa 1ª oficina).
Mas algumas dúvidas têm surgido, tenho respondido, na medida do possível, via e-mail. Encontrei este link com um tutorial mais completo e, acredito, mais fácil. É só clicar aqui.

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Para homenagear as conectadas e atualizadas mulheres de nossa comunidade, nada melhor que um texto de Luís Fernando Veríssimo:

"Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima.
Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...
Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.
Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:
- Eu, hein?... nem morta!"

sexta-feira, 4 de março de 2011

Planejamento

Recado para nossa comunidade “Proinfo Integrado”:

Já estamos a todo vapor no planejamento e inscrição dos cursos – 40h Introdutório/ 100h TIC/ 40h Projetos.

Professores, procurem o coordenador de sua escola ou entrem em contato com nossa equipe. Participem!

Inscrição? Clique aqui.




quinta-feira, 3 de março de 2011

Oficina - Objetos de Aprendizagem


Nossa, quanto aprendizado!

Quanta fumacinha nas cabeças dos coordenadores durante a 1ª oficina 2011. Isso é muito bom, é sinal de interesse e certeza que o “pão” será compartilhado, ou seja, a multiplicação nas escolas acontecerá também com tamanho sucesso.
Nesta oficina, foi apresentado o programa eXe Learning, um programa de edição de ensino web site de código aberto apenas para a simplicidade de manipulação e incorporação de ferramentas.

“O eXe é o companheiro perfeito para professores e designers instrucionais que precisam elaborar materiais formatados no padrão SCORM. Com ele o professor pode planejar uma série de conteúdos, integrar mídias e até mesmo formatar avaliações sem a necessidade de uma sistema como Moodle. Depois que todos os conteúdos estão criados, o professor pode exportar o material como um arquivo zip, compactado com todo o seu conteúdo.”

Vejam também um tutorial disponível neste link: eXe Learning



terça-feira, 1 de março de 2011

Visitas às Escolas

As escolas, que farão a capacitação do Proinfo Integrado, receberam a visita da equipe do NTE para inscrição no curso.


O sucesso de nosso trabalho depende das ações dos laboratórios de informática.
Parabéns aos nossos coordenadores pela atuação competente e comprometida de cada um. Hoje, com destaque, ao Lie da Escola Tancredo Neves. Parabéns, Marivalda.