segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
1ª oficina
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Reunião com os Coordenadores
Nossa reunião foi um sucesso!
A presença de 90% dos coordenadores dos LIEs e da TV-Escola, à reunião, foi gratificante e muito proveitosa.
Nossa pauta foi um pouco extensa, mas teremos outros encontros para detalhar cada ação.
Lembrem-se: vocês têm nosso apoio pedagógico e técnico.
Alguns assuntos abordados:
- Integração: NTE e TV-Escola
- Apresentação do Plano de Ação do NTE;
- Plano de ação dos LIEs e TV-Escola;
- Portaria 0948
- Formações: Proinfo Integrado/ UCA/ Formação pela Escola/ Oficinas;
- Inscrições no Blog do NTE;
- Proposta - Semana Tecnológica;
- Registro no Sistema de Gerenciamento – SG
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
1ª Reunião Técnica Pedagógica
Acontecerá sexta, 25/02/, nossa 1ª reunião 2011.
Após as visitas às escolas, vamos repassar e planejar as propostas para este ano.
O encontro acontecerá no NTE da Representação de Ensino de Ji-Paraná, das 8:00 às 12:00h.
Já estão abertas as inscrições para as oficinas e para os cursos do Proinfo Integrado.
Verifiquem no menu à direita.
Divulguem! Participem!
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Proinfo Integrado
Introdução à Educação Digital - 40 h.
Este curso visa promover a inclusão digital de professores e técnicos em educação. O objetivo é apresentar o computador, o sistema operacional LINUX, os principais aplicativos do pacote BR-Office e as propostas de trabalhar pedagogicamente com a Internet. Não é necessário que o cursista tenha conhecimentos de Informática para se inscrever.
O curso é presencial e tem carga horária de 40 horas.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC - 110 h.
Este curso objetiva articular de modo criativo, a tecnologia ao trabalho do professor, discutindo concepções, metodologias e estratégias de ensino. A carga horária é de 100horas. O curso é semi-presencial e utiliza o Portal Escolar da SEDUC.
Elaboração de Projetos - 40 h.
Neste curso os professores são instigados a pensarem e articularem três elementos: o projeto, as tecnologias e o currículo. Durante o curso, o professor elabora e executa um projeto pedagógico em sua escola, e busca refletir sobre todo o desenvolvimento do processo, ou seja, da elaboração à execução. A carga horária é de 40 horas, e o curso é semi-presencial.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Início de nossos trabalhos!
Aqui em Ji-Paraná foram convidados todos os diretores, alguns secretários e funcionários das escolas para participarem do evento, que aconteceu no auditório da Representação de Ensino. Evento que teve a participação do nosso Governador, Confúcio Moura, e do Secretário de Educação, Jorge Alberto Elarrat Canto.
Alguns problemas técnicos prejudicaram a interação entre munícipios e autoridades, mas com certeza isso só foi o início e serviu como aprendizado para as futuras ações.
Boas Vindas
Vamos continuar a semear o bem? 2011 promete ser o ano de nossas ações, digo isto pautada no perfil de nosso Governador, pois já demonstrou acreditar na inclusão tecnológica para a melhoria do ensino e aprendizagem. Bom retorno a todos.
APRESENTAÇÃO
As tecnológicas de informação e comunicação estão em constante evolução, e cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, da economia e cultura. As mesmas são os eixos mestre na sociedade na qual vivemos. Essas tecnologias vêm alterando o comportamento do indivíduo, levando-o a um estágio de evolução que contribui para que ocorram várias mudanças na sociedade.
A escola enquanto parte destes elementos, também incorporou e rejeitou tecnologias e mídias ao longo de sua história. Do quadro de giz ao eletrônico, do caderno ao laptop, dos desenhos às imagens de televisão e vídeo, dos PCs aos computadores com conexão discada à banda larga, wireless...
Entre estas e outras tecnologias e mídias, a escola vai se constituindo e por consequência o conhecimento passa a ser apropriado de diferentes formas, as relações entre educadores e alunos se transformaram e os espaços da sala de aula se modificam.
Eis aí, a necessidade dos professores se prepararem para acompanhar as transformações e assumirem o papel de mediadores da aprendizagem. Essas transformações, influenciados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) fundamentadas pelas perspectivas da Educação para o século XXI, levam o professor a repensar a sua prática pedagógica. Para que isto ocorra concretamente terão que adaptar as tecnologias e mídias à sua metodologia de ensino, visando a melhoria da qualidade docente.
Neste sentido, o Núcleo de Tecnologia Educacional de Ji-Paraná, para o ano letivo do ano 2011, visa disseminar e promover a apropriação das tecnologias associada à integração de mídias na prática pedagógica., pois acredita que as mesmas merecem ser objeto de reflexões, estudos e pesquisas a fim de buscar novas formas de ensinar e aprender.
JUSTIFICATIVA
Desde a implantação do Núcleo deTecnologia Educacional - NTE, no município de Ji-Paraná, trabalhamos com capacitação de professores, gestores, coordenadores da rede de ensino público, do próprio município e demais municípios da jurisdição deste Núcleo.
A utilização das novas tecnologias e mídias na sociedade vem sendo cada vez mais frequente, e não podemos ignorá-las, pois fazem parte do dia-a-dia das pessoas.
Sabemos que a integração das mídias no ambiente escolar é imprescindível, e traz contribuições para o ensino-aprendizagem, no entanto, isto só será possível através do conhecimento e apropriação das tecnologias existentes na escola.
OBJETIVO GERAL
Oferecer acompanhamento no que se refere as tecnologias e mídias ao corpo docente e administrativo das escolas públicas, capacitando e orientando-os, afim de que aconteça a apropriação destes conhecimentos ao processo ensino-aprendizagem .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Capacitar os professores e equipe administrativa da rede pública de ensino quanto à utilização das tecnologias existentes na escola.
· Demonstrar a aplicabilidade das mídias no ambiente escolar no processo ensino-aprendizagem;
· Apoiar o projeto político pedagógico das escolas para incorporar o laboratório de informática as ações da escola;
· Dar apoio na resolução de problemas técnicos decorrentes do uso do computador nas escolas.
· Orientar na formação e manutenção das videotecas;
· Acompanhar as atualizações educacionais das novas tecnologias e mídias ;
· Assessorar os coordenadores de laboratório quanto a utilização das tecnologias e mídias;
· Orientar os coordenadores em sua ação pedagógica através de reuniões mensais;
· Acompanhar o desempenho dos professores na utilização das tecnologias e mídias em sua ação pedagógica.